Aupair: como é o intercâmbio nos Estados Unidos

Ser AuPair nos Estados Unidos foi a decisão mais difícil da minha vida e ao mesmo tempo a mais relevante para meu futuro.

Embarcar para um país estrangeiro pela primeira vez na vida, sozinha, com um inglês bem ruim, para morar com uma família com uma cultura diferente e cuidar de crianças das quais você ainda não conhece os comportamentos realmente é um mega desafio.

Mas quando a gente volta, com uma bagagem maravilhosa, depois de ter deixado qualquer preconceito de lado por ter conhecido pessoas do mundo inteiro, com culturas e opiniões tão diferentes das nossas, e com aquele inglês muito mais avançado do que qualquer escola pode oferecer, todo o esforço vale a pena.

Por que o programa de AuPair é uma excelente oportunidade?

Além de ser um dos programas de intercâmbio mais acessíveis do mercado, ser AuPair no exterior traz uma oportunidade de imersão na cultura do país de destino.

O programa dura no mínimo 1 ano (nos EUA) e isso também traz como resultado uma melhoria no idioma estrangeiro imensa, claro, desde que a pessoa se dedique.

Dicas de como não se dar mal no intercâmbio

Não se desespere

Muitas AuPairs ficam tão desesperadas para fechar com alguma família que aceitam termos e condições que não lhe agradam.

O resultado disso costuma ser descontentamento com o intercâmbio, e um desentendimento que pode gerar a necessidade de troca de família ou até mesmo o retorno para o Brasil. Pesquise bem e feche o acordo quando se sentir confortável com as regras.

Alinhe todas as expectativas

Tenha clareza sobre quais são seus objetivos com o programa de Au Pair e entenda quais são seus requisitos básicos para viver bem.

Tire todas as suas dúvidas com a host family antes de embarcar e seja sincera com suas necessidades 

-Você gosta de sair a noite? Pergunte se você tem um “curfew”, um horário limite para chegar em casa.

-Você gosta de comidas naturais? Pergunte como é alimentação na casa.

-Você recebeu uma proposta para morar em uma cidade bem afastada, mas é super sociável? Pergunte se você terá um carro que possa utilizar para lazer para visitar outros lugares.

-Você se importa de trabalhar de final de semana? Certifique-se de que isso não será necessário ou que acontecerá com baixa frequência.

E lembre-se que se você vai ser AuPair você vai ter que trabalhar, vai ter que ter paciência com criança chorando, e como em qualquer outro emprego, é provável que você ouça uma coisa ou outra que não goste mas ainda assim vai dormir na casa da família e terá que respirar fundo.

 

Saiba como organizar sua rotina de aupair

Escopo do trabalho

Pergunte exatamente qual será o seu escopo de trabalho dia-a-dia e avalie se consegue fazer tudo.Você tem a mania de entregar sempre mais do que foi pedido?

Se sim, é bom se conter um pouquinho, abraçar outras atividades que não são suas podem torná-las sua obrigação com o decorrer do tempo.

Dificuldade com o idioma

Se tiver dificuldade com o novo idioma ou para entender o sotaque da sua host Family, você pode pedir para eles escreverem num papel sua lista de atividades.

Com isso você terá a oportunidade de usar o tradutor caso ainda não conheça alguns vocabulários e expressões.

Castigo das crianças

Toda criança apronta uma hora ou outra né, por isso é importante alinharmos com os pais os tipos de castigos que podemos dar para as crianças caso elas desobedeçam.

Outro ponto interessante é que um castigo pode funcionar para uma criança e não funcionar para a outra, descobrir isso mudou minha vida.

Responsabilidade

Muita gente esquece que quando você é Au Pair você contribui fortemente para a formação de uma criança, de sua educação e personalidade. É importante tomar cuidado com as palavras que usa e o jeito de agir, é impressionante como eles replicam facilmente nossos hábitos

Inglês

Se seu objetivo com o intercâmbio for aprender inglês evite fechar com famílias brasileiras, dê preferência em fazer amizade com estrangeiros, e procure uma família que tenha crianças maiores, pois poderá aprender e muito com elas.

Texto: Elaine Vilatoro