Intercâmbio em Amsterdã: quanto custa estudar na Holanda

Fazer um intercâmbio em Amsterdã, na Holanda, não é o mais comum para quem pensa em aprender um novo idioma. Ainda mais quando você não vê tantas pessoas ao redor do mundo falando holandês (eu mesma não conheço nenhuma). rs

De acordo com um estudo feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a Holanda está entre os países com maior qualidade de vida e satisfação profissional do mundo.

Por isso viajar para Amsterdã pode ser uma boa oportunidade para quem deseja aprender a língua local e até inglês. Sim. Lá é possível encontrar escolas que ensinam o idioma. Como a cidade é repleta de estudantes e turistas, falar em inglês com outras pessoas pode não ser o maior dos problemas. Além disso, se já fala inglês e quer investir no holandês, a capital da Holanda traz ainda ótimas opções de faculdade para graduação, mestrado e até doutorado.

Mas se você não sabe por onde começar e se animou em ir para esse lugar lindo, eu resolvi tirar todas as dúvidas com Gabriela Lameirão, do blog cademeumapa, que foi para Amsterdã e ficou na Holanda por dois meses. O namorado dela é holandês e pensando em melhorar a comunicação com seus familiares, ela resolveu encarar a experiência. Abaixo, ela conta um pouquinho sobre seu intercâmbio de férias.

Intercâmbio em Amsterdã

Por que você escolheu estudar em Amsterdã, na Holanda?

Depois de passar por intercâmbios na França, na China e na Austrália, resolvi arriscar a Holanda. Aprender a língua holandesa foi completamente diferente de aprender inglês já que é uma língua que eu nunca tinha ouvido antes, não sabia os sons das letras e nunca tinha ouvido uma música ou visto um filme holandês. Com meu namorado eu falo em inglês, mas imaginei que com os pais dele a comunicação seria um pouco mais difícil e como namoramos a distância, resolvi investir no idioma.

Vale a pena ficar na casa de locais?

Sim. Independentemente do idioma que você está aprendendo, estar na casa de uma família local ajuda MUITO. Você começa a ouvir as conversas e aos poucos a se familiarizar com os sons e até começa a arriscar um pouco.

Os estudos

Crédito: Gabriela Lameirão/c@ademeumapa

Quanto tempo é suficiente para aprender holandês?

Estudei holandês por 4 semanas e não foi o suficiente. Nesse tempo consegui aprender apenas o básico, mas claro que como todo o idioma é necessário muito tempo para se aprofundar na língua e por isso morar com nativos, sair e conhecer gente é muito importante nesse processo. Mas claro foi um mega aprendizado e já não fico 100% perdida.

Quanto custa um curso de línguas em Amsterdã?

Fiz o curso na UvA Talen, que é um centro de línguas independente da Universidade de Amsterdã e eu amei a escola. O curso que dura 1 mês e têm aulas todos os dias tem o custo de €725. Talvez seja possível encontrar algo mais em conta, mas como a escola tem vários idiomas–até português–, acaba saindo um pouco mais salgada do que as outras. Também existe uma opção mais barata, só que as aulas acontecem duas vezes por semana.

As surpresas de Amsterdã

O que mais te surpreendeu no intercâmbio em Amsterdã?

Na Holanda, os horários de comer e os tipos de comida são um pouco diferente do que a gente está acostumado aqui no Brasil! Lá no almoço você normalmente se alimenta de um lanche frio – como um pão com fatias de salmão cru, queijo ou algo como presunto – e isso foi bem diferente para mim. Fora que o jantar era por volta das 17:30 e eu sentia muita fome após esse horário.

O que você mais gostou?

O que eu mais gostei foi de conviver o tempo todo com uma família Holandesa e conhecer a Holanda por eles, é totalmente diferente de conhecer um país por pesquisas no Google.

Lembra de algum perrengue ou cena engraçada que passou por lá?

Tentei dirigir uma scooter e esse foi o maior perrengue, ninguém me ensinou nada, simplesmente me deram a scooter e falaram “vai…” e eu quase bati. Esse foi um dos episódios mais engraçados.

Outro episódio engraçado também foi que eles me deram uma bicicleta e eu não sabia mais andar de bicicleta, mas acabei reaprendendo.

Dicas de Intercâmbio nos USA – Auspair

Gostou do conteúdo e quer aparecer aqui contando sua experiência de intercâmbio? Me mande um email priscila@viajandoporelas.com

Em breve tem podcast aqui no blog também: viagem solo, dicas de viagens, intercâmbio e muita troca entre mulheres viajantes.