Como montar um roteiro pelos castelos da República Tcheca

Não é difícil se encantar pela República Checa, principalmente se você é fã de castelos e de cidades medievais. Por ser um destino extremamente barato, o país já entrou na lista de viajantes que querem visitar a Europa sem gastar muito.

E diante de tantos monumentos incríveis (são cerca de 50 castelos e palácios) fica difícil incluir somente um na viagem. Para você não esquentar a cabeça, veja como montar um roteiro e escolher os principais castelos aqui.

Primeiro, saiba como se deslocar pelo país

Não tem como negar: a primeira cidade que vem à cabeça quando pensamos no país é Praga. Além de bonita, ela permite que o turista faça quase tudo a pé ou usando o tram (aqueles bondinhos que andam pelas ruas da cidade).

Além disso, ela possui uma estação de trem bem grande, a Hlavní Nádraží, que permite pegar trens para outros países da Europa ou se deslocar pelas diversas cidades da República Checa. Também há opção de alugar carros e fazer todos os passeios dirigindo.

Vale lembrar que, normalmente, três dias cheios e até quatro são mais que suficientes se você for ficar só em Praga. Mas se pretende explorar os diversos palácios do país, coloque pelo menos uns seis dias, mesmo considerando bate-volta ou se hospedando na cidade local.

Castelos que não podem faltar no roteiro

Castelo de Praga

Ele é o maior castelo do mundo e ainda é considerado patrimônio da UNESCO. Uma das atrações principais é a Catedral São Vito, mas se você gosta de lugarzinhos aconchegantes, vale visitar a rua do ouro, que fica dentro do castelo. É possível chegar até lá pegando um bondinho, linha 22. O tour guiado sai por €12.8 e, a entrada sem guia, 350CKZ (cerca de R$62,50).

Castelo de Karlštejn

A 40 km de Praga, ele é um castelo de um verdadeiro conto de fadas. Rodeado por muito verde, o local encanta a todos que desejam tirar uma foto mais elaborada ou simplesmente admirar a paisagem. Infelizmente ou felizmente, as visitas dentro do castelo devem ser guiadas e os horários com quem guias que falam inglês são mais escassos.

Castelo de KarlštejnCastelo de Karlštejn
Castelo-Libochovice

Castelo Libochovice

Localizado no norte da região České středohoří perto da cidade Litoměřice (sim, os nomes são complicados), o castelo fica a 60 km de Praga e é uma construção barroca. O lugar possui ainda coleção de porcelana da China e Japão. E se quiser apreciar um jardim e um lago incrível, Libochovice é bem convidativo para isso.

Castelo e palácio Český Krumlov

Se você está com tempo e deseja apreciar belas paisagens pelo caminho, esse castelo é uma bela opção. A duas horas e meia de Praga (172 km), ele é um dos maiores símbolos da arquitetura e ainda está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O local também é conhecido por ficar na cidade gótica-renascentista e é cercado por diversas ruelas no entorno.

Castelo e palácio Český Krumlov
Palácio de Hluboká nad Vltavou - Viajando por Elas

Palácio de Hluboká nad Vltavou

O castelo fica a 144 km de Praga e foi construído no século XII e no século XIX passou por uma reforma e ganhou um parque bem bonito. Se tiver paciência e tempo para fazer um bate e volta, até cabe no roteiro, mas saiba que serão necessárias quase duas horas para chegar até o local.

Castelo Loket

A 141 KM de Praga, é um dos castelos mais bonitos de se explorar na República Checa. No alto de uma colina, ele encanta por proporcionar ao viajante uma volta ao passado, com uma arquitetura incrível. A viagem vale a pena não só pelo castelo, como também pela vista do lago, que encanta os olhos.

Castelo Loket - Viajando por Elas