Turismo no Irã: 8 curiosidades que você não sabe

Por Priscila Carvalho

Provavelmente ao pensar em fazer turismo no Irã, você deve imaginar um país perigoso ou até mesmo difícil de visitar. Infelizmente, esse esteriótipo é comum em relação aos países do Oriente Médio e acaba afastando alguns turistas. Mas como eu amo investigar cada lugar desse mundo, resolvi ir atrás de quem realmente conhece o país, pôde ver de perto quem são os iranianos e como é viajar para lá.

Então, acredite: o Irã pode ser um país muito seguro para a mulher viajante. Além disso, dá para comer (muito bem) gastando pouco e desfrutando de verdadeiros banquetes. A ex- gerente de marketing Monah Legate, do @soulnomade_, viajou por mais de dez cidades durante um mês e me contou o que realmente viu no país muçulmano. “Estávamos com um guia e ele dava segurança. Às vezes ele só deixava a gente entrar no lugar e fica esperando a gente terminar. Mas mesmo que tivesse sozinha ou com a minha amiga, me senti super segura. Era só andar com o véu e respeitar a cultura local”, diz.

Turismo no Irã

Abaixo, ela me contou 8 curiosidades sobre o Irã e acredito que, assim como eu, você ficará morrendo de vontade de visitar o país.

Hospitalidade

O povo iraniano  supera qualquer referência que você possa pensar sobre hospitalidade. É algo difícil de explicar, mas eles conseguem ser mais hospitaleiros que os próprios brasileiros. Eles têm costume de sempre oferecer algo para comer aos visitantes. Fui convidada para jantar em diferentes casas e até participei de festinhas familiares. Impressionante ver como a vida acontece dentro de casa, diferentemente da nossa realidade que, para se divertir,já pensamos em sair de casa.

Comida no Irã - Viajando por elas

Comida

A comida do Irã é algo totalmente inesperada. Não imaginava que seria tão boa e com tantas misturas de sabores e texturas. Eles comem uma variedade de carnes, legumes diferenciados e colocam vários temperos que nunca experimentei antes. Eles comem muito iogurte na comida e fica excelente, posso garantir. Eles sabem combinar o agridoce com o salgado. Os temperos são muito diferentes do que estamos acostumados, uma explosão de sabor que nunca imaginei. Descobri que minha verdadeira vocação no Irã era comer carne de cordeiro, especialmente temperada de forma que só eles sabem.

Cultura

A cultura persa é a forma que o povo iraniano se define. Eles não são árabes. Seu alfabeto é baseado no alfabeto árabe mas a língua deles chama farsi ou persa. O Irã dominou a arte, música, arquitetura, poesia, filosofia e ideologia durante muito tempo no Oriente Médio.

A cultura persa era considerada a língua da intelectualidade. Grandes filósofos e poetas iranianos marcaram a história da literatura mundial. Com influência dos egípcios e mesopotâmicos, suas construções eram grandiosas eram dignas de um império que dominou o mundo por muito tempo. O luxo dos palácios gigantes se mantém hoje nas cores vivas e na preciosidade dos tapetes persas.

O Véu é Obrigatório - Viajando por elas

Véu é obrigatório (hijab)

Como você pode ver nas fotos, eu estou com os véus em todas as imagens. Lá no Irã é obrigatório o uso do acessório e os iranianos têm um tipo de policial moral, na qual eles te abordam se você não estiver com o lenço. Não tem nada demais. Fica até bonito, mas o mais difícil é se acostumar já que o véu fica caindo a toda hora da cabeça. Para quem tem prática é muito fácil, mas como turista, acabava tendo que arrumar sempre. Mas uma hora você acostuma.

Eu não me senti intimidada ou invadida. Muito pelo contrário. Achei a cultura linda e aqueles véus nos deixavam lindas. Normalmente, as mulheres iranianas costumam usar os véus na cor preta, mas para os turistas há bem mais opções que, normalmente, são com cores mais fortes.

Ramada - 30 Dias sem comer
Ramada - 30 Dias sem comer Crédito: Monah Legarte

 

Ramadã– 30 dias sem comer

No mês do Ramadã não é permitido comer durante 30 dias. Eu fui nessa época e tivemos que nos virar para conseguir comida. O guia foi muito atencioso com a gente e “roubava” algumas coisas para comermos. Também não é indicado comer na rua e fazer isso é considerado bem ofensivo e desrespeitoso para eles.

Teve dia que fizemos um piquenique na estrada, recebíamos alguma comida dos amigos do nosso guia ou íamos em restaurantes que podiam abrir uma exceção pra gente. Chegamos a ouvir que era loucura ir nessa época. Mas não me arrependo. O ideal é ir sabendo, mas foi um dos melhores locais que já visitei.

História

Irã possui uma história simplesmente fascinante. Poucas pessoas têm ciência da importância dessa história, que remete ao berço da civilização. O império Persa desempenhou um papel de grande significado, tendo cumprido profecias da bíblia antes de Cristo. Sim, antes de Cristo. Os Impérios grego e romano surgiram depois deles. Ou seja, aqui tem história muito antiga. 

 

Você sabia que foi o rei Ciro do Império Persa que libertou os judeus de Babilônia? O Grande Ciro, como os iranianos falam, simplesmente acabou com o império Babilônico e desenhou uma nova história dominando o mundo daquela época até Alexandre (o Grande, apenas para os gregos) acabar com a liderança mundial que os persas tinham por centenas de anos. No Irã você pode visitar cidades históricas, construídas pelo o Rei Ciro e Dario. Impressionante!

História e Cultura do Irã - Viajando por elas
História e Cultura do Irã

Arquitetura

A era muçulmana no Irã trouxe como legado a preciosidade da arquitetura, com detalhes, azulejos e mosaicos feitos com minuciosidade. Visitar as mesquitas se torna algo contemplativo, praticamente um deslumbre de arte. Você fica impressionado com as cores e texturas criadas. Muitas mesquitas possuem trabalhos artísticos com efeito 3D e o brilho inigualável do trabalho com pedaços minúsculos de espelhos. São diferentes tipos de trabalhos e técnicas. Uma verdadeira exposição de arte em cada esquina.

Turismo no Irã: conheça as Montanhas com nômades

Quase ninguém sabe que o Irã tem muitas montanhas, um cenário que mistura o ar puro das florestas com a neve. Passar alguns dias na casa de uma família nômade nas montanhas é algo totalmente inexplicável. Primeiro, a casa deles não possui móveis como nós pensamos. Tudo acontece no chão, que é forrado com tapetes persas, claro, e muitas almofadas.

Logo de manhã a gente acorda com o barulho dos sininhos das ovelhas saindo de casa para passar o dia fora nas montanhas. O café da manhã com o som dos pássaros só fazem você valorizar ainda mais o mel mais puro que eu já experimentei na vida, com nozes plantadas no quintal e queijo fresco.

Durante o dia é hora de caminhar pelas montanhas e encontrar diferentes pessoas pelo caminho, nômades procurando o melhor lugar para suas ovelhas ou montando sua casa para a próxima temporada do verão nas montanhas.

Durante o verão os nômades vão para as montanhas onde encontram comida para as ovelhas. Um ambiente completamente diferente que você pode imaginar.