Viagem sozinha: tudo para você organizar a sua

Muitas pessoas me perguntam se eu não acho chato e até perigoso fazer uma viagem sozinha. Se fosse há alguns anos, talvez eu teria pensado dessa forma. Mas hoje é uma das coisas que mais tenho prazer em fazer.

Lembro que minha primeira viagem sozinha foi aos 26 anos, quando mochilei pela Europa durante um mês e pude conhecer nove países– em sete eu estava com a minha própria companhia. Desde então, não parei mais. Já fui para Austrália, fiz passeios na Tailândia, Rio de Janeiro e outros lugares no Brasil.

Como sempre falo lá no Instagram e já falei em um episódio do meu podcast, não existe regra: você pode viajar sozinha a hora que bem entender e não deve ser uma obrigação. Muito pelo contrário. Tem gente que não gosta e tudo bem. O que eu acho e sempre falo é que você não deve deixar de fazer uma viagem solo porque alguém não quer que você vá ou simplesmente por falta de companhia. Mas se você quer viajar um dia sozinha, tente começar por atividades no seu bairro e no seu país.

Como perder o medo de viajar sozinha

Se descobrir e viajar envolve muito aprendizado e planejamento. Se você nunca viajou sozinha, não vou falar para você ir viajar por aí, porque as chances de se frustar podem ser bem grandes. Então, faça aos poucos e comece pela sua cidade.

  • Vá ao cinema sem ninguém (essa é uma libertação)
  • Experimente um dia de parque sozinha
  • Faça compras ou vá ao shopping sem ninguém
  • Vá para praias e passeios na sua cidade mesmo
  • Depois, experimente viagens sozinhas

Países seguros para viajar sozinha

Existe um grande impasse entre algumas viajantes que acham que é possível ir para qualquer lugar do mundo, mesmo estando desacompanhada. Eu também compartilho desse pensamento, mas, segundo um ranking elaborado pela International Women’s Travel Center, existem alguns países que são mais seguros para a mulher que viaja sozinha.

No topo da lista (que inclui dez países) está a Islândia, que eu considero seguro para qualquer viajante, seja homem ou mulher. E na décima posição está a Bélgica, que realmente é um país em que você não se sente ameaçada e com medo de fazer as coisas.

Islândia foi considerado um dos lugares mais seguros para mulher que viaja sozinha Crédito: Istock Rasica
Islândia foi considerado um dos lugares mais seguros para mulher que viaja sozinha Crédito: Istock Rasica

O que eu sempre falo e dou de dicas é que a mulher precisa saber e estudar bem aquele determinado país. Os países muçulmanos tem uma cultura muito diferente da nossa e alguns atos ou vestimentas podem parecer convite ou até mesmo uma provocação. Claro que a roupa não é convite a nada, mas não estamos em casa, então, todo cuidado é pouco. Eu costumo dizer que qualquer lugar do mundo pode ser seguro para uma viagem sozinha a partir do momento que você estude bastante aquele determinado lugar.

Países mais perigosos para mulher viajar sozinha

O mesmo órgão que avaliou os países mais seguros, também mostrou quais são os lugares mais perigosos para mulher viajante. Em 2015, o Brasil estava na quarta posição e, ano passado, o país ficou em segundo lugar. E, para surpresa de alguns viajantes, a África do Sul apareceu em primeiro lugar na lista de um lugar não seguro para viajantes sozinhas.

África do Sul foi considerado um país perigoso para viajantes desacompanhadas. Crédito: Istock
África do Sul foi considerado um país perigoso para viajantes desacompanhadas. Crédito: Istock

Vantagens de uma viagem sozinha

Eu sou um pouco suspeita porque amo viajar na minha própria companhia, então, prometo não puxar tanta sardinha para esse lado. Viajar sozinha é muito bom e permite que você conheça a si mesma em muitos pontos. Desde as coisas que você ama, até as que mais odeia. Então, abaixo listei os principais pontos positivos.

  • Faz tudo no seu tempo
  • Se torna aberta para conhecer outras pessoas
  • Adquire autoconhecimento
  • Tem facilidade de fazer amigos ao redor do mundo
  • Curte sua própria companhia e conhece seu limites
  • Descobre o que te faz bem e o que te faz mal

Desvantagens de uma viagem sozinha

  • Não poder ficar bêbada sem se preocupar com assédio ou violência
  • Dificuldade em tirar boas fotos (tem que estar com um tripé ou pedir para alguém)
  • Vontade de dividir um momento com alguém que gosta
  • Solidão (em alguns casos apenas).

Dicas para sua segurança

Parece bobagem, mas é sempre bom se atentar às dicas quando você está sozinha em um determinado país ou cidade. O que eu sempre digo é para tomar o máximo de cuidado e, como falamos acima, estudar bem aquele país. Mas além disso, é importante se atentar a situações do tipo:

-Mandar a localização e avisar qual hostelhotel você está, principalmente para os familiares

-Se for seguida ou se sentir ameaçada, tente encontrar um grupo de pessoas e fingir que está com eles

-Em caso de violência ou assédio, procure policiais locais ou até a embaixada do seu país

-Caso precise de ajuda ou um ombro amigo se estiver em uma situação ruim, faça um post em um grupo de mulheres viajantes no Facebook. Com certeza moradoras e viajantes de determinado país poderão te ajudar ou encontrar para uma bate papo e uma conversa sem compromisso

-Vá no seu tempo e não se sinta pressionada em fazer tudo sozinha logo de cara. E também não ligue para o que as pessoas vão pensar sobre você. Você é só uma pessoa que está viajando sozinha e está tudo certo.

Minha experiência viajando sozinha

Eu tive uma das melhores experiências enquanto eu viajava sozinha. Realmente foi transformador e lembro que aprendi muito sobre eu mesma. Fiz amizade com uma argentina que estava viajando totalmente sozinha há seis meses, conheci um italiano (crush) durante a minha estadia em Veneza, na Itália.

Durante a minha passagem por Roma, conheci duas belgas, que converso até hoje. Na Austrália, pude conhecer uma chinesa que nunca havia ido para balada e eu a levei pela primeira vez. Fomos em uma meio “fancy”, com piscina, drinques e ainda com direito a pizza. Ela me agradeceu tanto e disse que nunca esteve tão feliz.

Acho que se você está com medo ou tinha algum problema em viajar sozinha, esse post pode te ajudar a pegar um pouquinho de confiança e se jogar no mundão. O melhor serão as histórias e ver que é possível fazer tudo que queremos. Espero ter te ajudado.

Como ainda não conseguimos viajar, o ideal é planejar viagens para o ano que vem e se programar desde já. Por isso já comece e feche seu seguro viagem para evitar dores de cabeça, principalmente estando sozinha. Com o código VIAJANDOPORELAS5, você ganha 5% de desconto no seu seguro, me ajuda a produzir ainda mais conteúdo dentro do blog e não paga nada a mais por isso. Confira aqui.